Voltar

Inovação Social e Investimento Social Privado

A contribuição do campo da filantropia para a inovação social se materializa em múltiplas práticas, projetos, programas, metodologias, temas e frentes de desenvolvimento. Um movimento comum, no entanto, guia as iniciativas: o fortalecimento do sentido público do investimento social privado. As soluções para os nossos desafios compartilhados nascem essencialmente de ações coletivas, multisetoriais e envolvem uma ampla diversidade de atores. 

Aqui, inovação social se traduz em práticas que dialogam com duas dimensões: o fortalecimento de capacidades de ação na sociedade como um todo, incluindo sociedade civil organizada, gestão pública, academia, setor privado e todos e todas enquanto cidadãos e cidadãs e o desenvolvimento de novas soluções e modos de enfrentar os desafios com os quais lidamos a cada dia nas mais variadas camadas e temas da agenda pública.

Nessas duas trilhas está a chave de leitura dessa Mostra. Convidamos a entrar por essas diferentes portas que iluminam soluções para o fortalecimento do tecido social e a busca de respostas para que possamos criar uma sociedade mais justa, democrática e sustentável. 

 

O GIFE e o Investimento Social Privado

Somos uma organização da sociedade civil que reúne investidores sociais de origem empresarial, familiar ou independente, que investem em projetos de interesse público. 

A diversidade dessa rede, composta por mais de 150 organizações de perfis variados, que operam projetos próprios ou viabilizam iniciativas de terceiros, é propulsora de múltiplas soluções para a agenda pública.

Em mais de 20 anos de atuação temos contribuído para o fortalecimento de práticas e ações a serviço do bem comum no país, trabalhando para gerar conhecimento a partir de articulações em rede para aperfeiçoar o ambiente do investimento social privado no país, ampliando a qualidade, legitimidade e relevância da atuação dos investidores sociais na construção de soluções.

 

Contribuição da filantropia para a agenda pública

Há pelo menos 30 anos o investimento social privado no Brasil tem se mostrado presente na construção e no impulsionamento de soluções para desafios relacionados com  educação, formação de jovens para o trabalho e cidadania, cultura e arte, desenvolvimento local, meio ambiente, geração de trabalho e renda, apoio à gestão de organizações da sociedade civil, defesa de direitos, assistência social, saúde e comunicação, entre tantos outros. 

Essa Mostra traz  um panorama amplo dessas contribuições, respostas aos desafios coletivos que temos na sociedade, buscando dar transparência a essas experiências e disseminá-las como soluções possíveis.

Perceber as áreas e segmentos nos quais os investidores sociais têm se movimentado e contribuído para o desenvolvimento de soluções torna possível também observar a abrangência de atuação e as áreas mais carentes, o que permite identificar lacunas e estimular a presença de investimento em outras temáticas.