Voltar

  • Conhecimento e Inserção Cidadã
  • Educação Pública de Qualidade: subcategoria Políticas e Práticas Educacionais

Jovem de Futuro

Gestão para o avanço contínuo da educação pública pelo desenvolvimento pleno dos/das estudantes

Lançado em 2007, o programa Jovem de Futuro foi estruturado com base na premissa de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados, com equidade, pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes.

O Jovem de Futuro, por meio de parceria com as secretarias estaduais de Educação, oferece diferentes instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino, como assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos especialmente desenvolvidos para ele.

O programa também estimula as trocas de experiências entre os gestores nele envolvidos, de forma a contribuir ao fortalecimento dos conhecimentos instalados e produzidos em cada rede parceira, de modo a avançar continuamente para proporcionar o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Resultados: Dez Anos de Avaliação de Impacto

Desde a sua criação, o Jovem de Futuro realiza uma avaliação de impacto ao ser implementado nas escolas das redes esta­duais parceiras. Os resultados demonstraram que entre 2010 e 2018 o programa contribuiu com um aumento em média de 5 pontos em Língua Portuguesa e Matemática na escala Saeb (Sistema de Avaliação da Edu­cação Básica).


Grandes Números, de 2007 a 2018:

  • 3 milhões de estudantes
  • 3000 escolas públicas de Ensino Médio
  • 11 redes de ensino: CE, ES, GO, MG, MS, PA, PI, RJ, RN, RS e SP
  • 16 mil participações de profissionais de educação em formações
  • 70 mil educadores(as) inscritos(as) em cursos à distância