Voltar

  • Instituições, Participação e Pluralidade
  • Inovação Política e Novas Lideranças

Política Modos de Usar

Série de 4 episódios veiculada na GloboNews sobre inovação política na América Latina que foi ao ar na Globonews e contou histórias de jovens de centros urbanos de diversos países da América Latina que estão inovando na política, incluindo o Brasil.

Série que mostra como cidadãos estão se tornando agentes de mudanças inspiradoras nos seus países. Iniciativas tratam de temas como despolarização da sociedade, transparência, partidos digitais e fiscalização das ações de parlamentares e governantes.

O primeiro episódio, contou em histórias do despertar do cidadão para ação – quando e como um indivíduo se torna politicamente ativo. O segundo expôs o uso da tecnologia para inovação política, desde aplicativos que facilitam a participação cidadã na tomada de decisões à organizações que defendem o direito a internet. O terceiro foi inteiramente dedicado às inovações política no setor público, como por exemplo, os laboratórios de governo que co-criam políticas e serviços públicos com cidadãos. O quarto, e último episódio da temporada, foi especialmente dedicado às inovações políticas no Brasil, como a história do Ônibus Hacker que viaja o Brasil levando oficinas de criação de leis para crianças, jovens e adultos.